Como funciona o ATENDIMENTO ONLINE?

Olá, pessoal, tudo bem??

No texto anterior eu contei um pouquinho da minha história com o intercâmbio e de como e porque tive a ideia de criar o projeto “põe na bagagem”, oferecendo suporte emocional para intercambistas desde o inicio do processo de intercâmbio até o final dele.

Mas será que a psicoterapia ou atendimento online é só para intercambistas ou pessoas que querem ou moram fora do país? Para quem é o atendimento online?

Bem, antes de mais nada, preciso dizer que atendimento online é o termo que estou usando aqui para psicoterapia online, terapia online, e que achei mais fácil usar esse termo meio “padrão”, tá?!

Voltando, não, o atendimento online não é só para as pessoas que optaram por tentar a vida em outro país. Ele pode ser para você, que está percebendo uma dificuldade em sair de casa por receio de que algo de ruim aconteça, pode ser também para você, que tem enfrentado momentos de grande tristeza e mais vontade de ficar sozinha, pode ser para aquela mamãe que ganhou bebê recentemente e prefere ficar mais em casa, para você que tem dificuldade de locomoção, para quem tem uma vida mais corrida e se sente beneficiado pela facilidade do online ou apenas para você, que tem essa preferencia mesmo! E quem não pode ser atendido online? É tem um pessoal que a gente recomenda que busque o atendimento presencial devido à vulnerabilidade que estão expostos, por exemplo as vítimas de desastres e pessoas em situação de violência. Crianças e adolescentes só podem fazer o atendimento com a concordância dos pais.

E como funciona?!

Bem, vamos lá! A terapia ou atendimento online é muito parecida com o presencial, e para saber mais sobre a forma como a gente vai trabalhar com a forma como você se sentem tem um textinho bem especial!

Já para falar sobre o funcionamento mesmo, é aqui! Bem, primeiro a gente vai escolher um dia/hora, que vai ficar reservadinho pra ti mediante a apresentação do comprovante de depósito/transferência. Eu envio para você também um contratinho explicando coisas básicas sobre faltas, sobre o horário da nossa sessão, atrasos e etc. Feito isso, combinamos qual plataforma de atendimento vamos usar, e dou algumas alternativas: zoom, skype ou hangouts. E por que não o whatsapp, Júlia? Bem, não gosto muito de usar o whatsapp pois já aconteceu algumas vezes de tanto eu como o paciente recebermos chamadas no meio do atendimento e isso atrapalhar a sessão, então prefiro usar as plataformas para fazer o atendimento do notebook (mas sinta-se a vontade para usar seu celular, se quiser).

A única exigência mesmo que a gente (eu e o conselho federal de psicologia) fazemos é que você esteja em um lugar privado e usando fones de ouvido, tudo isso para garantir que tudo o que você vai falar fique apenas entre nós e nenhuma informação vaze! É tudo para a sua própria segurança e benefício!

Bem, sobre o atendimento online é isso! Simples né! O acolhimento, bem estar e benefícios são os mesmos e isso é uma pergunta que escuto com frequência, e posso garantir que o esforço e a dedicação para que você tenha as suas necessidades emocionais supridas será igual! E então, bora?!

Qualquer dúvida, sintam-se super a vontade para perguntar! Lembrem-se, esse espaço também é seu (e não, não tem nenhuma pergunta boba, mas se você se sentir mais a vontade, pode me perguntar pelo email que tem ali na barrinha dos contatos! Tá tudo bem)!